.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 8h às 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

JOGOS POPULARES REUNIU MAIS DE 500 ALUNOS EM DOURADO

Iniciativa pioneira teve a participação de alunos de Dourado e Ribeirão Bonito


Entre os dias 9 e 11 de outubro, Dourado foi sede dos I Jogos Populares Escolares Intermunicipais, que contou com a participação dos alunos do Ensino Fundamental da cidade e também da vizinha Ribeirão Bonito.

O projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Senador Carlos José Botelho”, teve como objetivo resgatar e fortalecer os jogos populares, ou seja, as brincadeiras de antigamente, antes de existir tanta tecnologia.

As disputas fizeram muito sucesso entre os alunos, que competiram divididos entre salas, modalidades como bets (cajado), jogo da velha, dama, carrinho de rolimã, cabo de guerra, bafo, pega-vareta, queimada, corrida de saco, pula corda, dominó, pipa e bolinha de gude.

Muitas desta disputas eram totalmente desconhecidas pelas crianças. “Não conhecia a maioria, algumas apenas por ouvir meus pais contarem, achei muito legal, com certeza vamos continuar brincando, é divertido e faz bem à saúde,” disse Tamyres Ferreira da Silva, de 11 anos, estudante de Dourado.

O idealizador da iniciativa e coordenador da Escola Senador, José Luiz Mascaro, comemorou o objetivo alcançado, que foi dar a oportunidade das crianças reviverem e participarem de jogos e brincadeiras relatadas por pais, avós ou pessoas mais velhas da comunidade. “Fiquei muito feliz que o projeto foi um sucesso na prática, os alunos adoraram, além disso pudemos resgatar e passar para os alunos elementos da cultura do local, já que essas brincadeiras, ou jogos populares, dizem muito sobre o tempo, a cultura e as características de nossa região”, destacou.

A diretora da Escola Senador, Rosana Ferreira Puertas, disse que o esforço para realização dos jogos valeu a pena. “Quando o projeto foi apresentado, aceitei de imediato, sabendo que seria um sucesso entre os alunos, hoje em dia, infelizmente, a tecnologia está muito presente na vida das crianças, e os jogos serviram para abrir a cabeça dos alunos à outras atividades, que além da diversão, trazem cultura a eles”, disse.

Segundo os organizadores, o planejamento é que os Jogos Populares tenham seguimento nos próximos anos, aumentando o números de municípios participantes, as opções de modalidades e tendo como sede outras cidades da região.

 

Mais fotos: https://www.dourado.sp.gov.br/album-de-fotos/foto/7/i-jogos-populares-intermunicipais/

807 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Dourado - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.