Cidade - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018

Alistamento militar passa a operar on-line

Processo obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2018

Alistamento militar passa a operar on-line

O alistamento militar das Forças Armadas passará a ser feito em uma plataforma on-line, com todas as fases de recrutamento previstas em um sistema eletrônico.

Os jovens nascidos no ano de 2.000, deverão acessar o endereço: www.alistamento.eb.mil.br/, e seguir todos os passos para o alistamento.

Os jovens nascidos em anos anteriores e que ainda não possuem o Certificado Militar, deverão comparecer na Junta Militar para regularizar a situação. Em Dourado a Junta de Serviço Militar, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 15, na rua Santos Dumont, 316, Centro. O jovem deverá estar munido de 1 foto “3x4” recente; cópia da carteira de identidade; cópia do CPF e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). Neste caso, será cobrada taxa de R$ 1,38, mais eventuais multas por atraso.

O alistamento militar é um processo obrigatório em todo o território nacional. Atualmente, envolve cerca de cerca de 1,8 milhão de jovens. Desses, aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas. Deve ser realizado por todo brasileiro, do sexo masculino, no período do primeiro dia útil de janeiro até o último dia útil do mês de junho do ano em que o jovem completa 18 anos. Sem passar por esse processo, o cidadão não consegue, por exemplo, tirar passaporte ou ingressar no serviço público.

Passo a passo para o Alistamento online

1 – Acesse: http://www.alistamento.eb.mil.br/

2 – Clique em: QUERO ME ALISTAR

3 – Observe em qual situação você se enquadra, nos casos: ARRIMO, CONVICÇÃO IDEOLÓGICA, NOME SOCIAL e PROBLEMA DE SAÚDE, procure a Junta Militar. Caso more no EXTERIOR procure a repartição consular. Caso não se enquadre em nenhuma das situações acima, prossiga conforme abaixo:

4 – Clique em: ALISTAMENTO MILITAR

5 – Clique em: ALISTAMENTO BRASIL

6 – Preencha a Data de Nascimento e o CPF

7 – Clique em: VALIDAR Q

8 – Confira os dados mostrados e preencha os demais solicitados

9 – Clique em: AVANÇAR

10 – Marque a opção: Concordo com as condições

11 – Preencha os dados solicitados no Formulário de Alistamento (no campo CEP digite o nº do CEP e clique na lupa)