Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 27 de Abril de 2021

Dourado adere ao Programa Município VerdeAzul

Por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Dourado aderiu, no início do mês de fevereiro, ao “Programa Município VerdeAzul” (PMVA), lançado no ano de 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo.

O programa tem o propósito inovador de medir e apoiar as prefeituras municipais a elaborar e executar metas, ações e planos estratégicos para o progresso da sustentabilidade ambiental a nível estadual. O PMVA contém 10 diretrizes que contemplam as seguintes temáticas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Os municípios participantes do programa, melhores pontuados no ranking, poderão ser gratificados com recursos do Estado. Dourado se encontra na posição 504º de 555 cidades participantes no ranking de 2020.

Na manhã de sexta-feira (23/04), no Auditório Municipal, aconteceu uma reunião para apresentação das diretivas do programa realizada pela consultora de gestão ambiental Grasiela Maria de Oliveira e o ex-prefeito de Bocaina, Kiko Danieletto, como convidado. Essa reunião contou com a presença do senhor prefeito Gino Torrezan, da vereadora Tânia Ortiz e dos diretores dos departamentos de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Zoonoses e Vigilância Sanitária, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Urbanismo, Educação, Jurídico, Obras e Serviços, Finanças.

Grasiela ainda acompanhará a evolução de nossa cidade em relação ao desenvolvimento das atividades dentro de cada diretiva, o que poderá ser observado em nossos canais oficiais de comunicação.

A nova gestão está disposta a participar do programa cumprindo as metas, assim auxiliar na criação de uma cidade melhor para toda a população douradense. As ações, que serão desenvolvidas a partir do planejamento de arborização, educação ambiental e parcerias com empresas, envolverão não só a gestão, mas também a colaboração de todos os munícipes.