.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 8h às 17h

Coronavírus - Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeito de Dourado Gino Torrezan reúne servidores da área da saúde, vereadores e outras autoridades para discutir os últimos fatos com o avanço do coronavírus na região

Reunião de urgência avalia a curva ascendente do coronavírus na região


Prefeito de Dourado Gino Torrezan reúne servidores da área da saúde, vereadores e outras autoridades para discutir os últimos fatos com o avanço do coronavírus na região

 Reunião de urgência avalia a curva ascendente do coronavírus na região

Reunião com autoridades no Departamento de Educação do Município

 

Sergio Ronco

 

O Blog do Ronco a convite do prefeito de Dourado Gino Torrezan, participou de reunião na manhã de ontem, terça(15) onde estavam presentes agentes da Saúde, o diretor da área, Danilo  Elias,  a vice-prefeita Angela Sciaretta, alguns vereadores, entre eles: Claudia Romero, Rita Buzzá, Edilene Melle, Tânia Ortiz e Fulinha. Representando a Polícia Militar esteve o Sargento Patrick, o médico Matheus, advogados e outros convidados.

Antes mesmo de relatar o que foi discutido, é bom ressaltar que o mundo está vivendo uma situação que ainda pouco ou quase nada se sabe sobre o vírus que circula, apesar do grande esforço nesse sentido. Não há soluções mágicas. A esperança de todos nós está depositada na vacina que hora se apresenta e que venha efetivamente  imunizar toda a população. Nos países que foram adotadas medidas e protocolos mais rígidos, hoje estão mais confortáveis no que se refere a novas infecções e com maior segurança. No Brasil de maneira geral, não é o que ocorre. Vejam que neste carnaval, houve festas clandestinas em vários estados. No Rio de Janeiro, é notícia de hoje, verdadeiras multidões se aglomeravam como se nada tivesse acontecendo, como se não estivéssemos diante de um vírus potente e altamente letal. Dessa forma não chegaremos a um resultado positivo e iremos demorar anos para brecar a circulação do vírus. A responsabilidade é de todos nós! É coletiva! Pois bem, falo isso para que todos nós tenhamos a consciência e responsabilidade da gravidade do momento. A nossa região está comprometida literalmente.  O exemplo está em Araraquara que decretou o lockdown. Estamos na fase Vermelha do Plano São Paulo do combate ao coronavírus. Quem no Estado tentou burlar o Plano São Paulo está respondendo judicialmente. Vejam que em Bauru, existe uma ação que corre na justiça, pois houve desentendimento da prefeita local com o governador João Doria quanto às regras do decreto estadual. Não é por aí!

 

Considerando que em Dourado até existe uma flexibilização com funcionamento do comércio de forma responsável, apesar de que alguns seguimentos estão prejudicados como é o caso de salão de beleza e academias, ainda a cidade é privilegiada e até mesmo tendo apenas um leito ocupado com paciente, dos oito existente. Neste momento temos que pensar na região, pois as UTIs estão lotadas. Se for preciso encaminhar um infectado para outras cidades, teremos problemas seríssimos.

 

A Reunião

 

Como jornalista, avalio que essa reunião foi mais do mesmo. Quero dizer que vejo a prefeitura agindo  sempre de forma consciente e responsável, com regras bem definidas, seguindo as orientações que são expressas no Plano São Paulo. O que está faltando, em minha opinião,  é uma melhor compreensão por parte da própria população e até mesmo o inconformismo de algumas pessoas com as regras determinadas pelo chefe maior do estado, João Doria(não tiro esse direito de ninguém). Essa determinação do governador de São Paulo  tem força de lei e tem que ser cumprida, gostemos ou não. Essa é a realidade!!! Os prefeitos são meros executores dessas ações e se assim não o fizerem, correm o risco de responderem pelos seus atos nas barras da justiça. O Ministério Público atende as determinações do Procurador Geral de Justiça(chefe maior do MP). E nesse sentido, os promotores exigem o cumprimento do decreto do governador e ponto final. Não existe herói neste momento que queira enfrentar a determinação de uma lei amparada pelo estado. Se existir esse herói, irá responder por isso. Essa conversa que é o prefeito que manda no município, que pode fazer o que quiser, nesse caso, é totalmente equivocada.

 

Prefeito Gino Torrezan

 

Gino Torrezan iniciou a reunião relatando a sua participação com outros chefes de executivos da região por meio de videoconferência, agendada pelo prefeito de Araraquara Edinho Silva no último domingo(14). Gino confirmou que Araraquara vive atualmente uma situação de muita preocupação para a região, em função da curva ascendente do coronavirus e a descoberta de novas variantes do Covid 19. De acordo com Torrezan, o pedido do prefeito Edinho Silva foi no sentido de solicitar ajuda para o grupo participante, no que fosse possível para evitar que o vírus de novas variantes pudessem circular além da própria cidade de Araraquara, que é fato consumado.

 

Dito isso, Gino Torrezan solicitou aos presentes que unificassem as informações para que não houvesse informações contraditórias e conflitantes que pudessem levar à população, mais dúvidas ao invés de segurança quanto às ações impostas pelo Plano São Paulo, editada pelo governador João Doria.

 

“Conversas paralelas e desencontradas, não ajudam, ao contrário, atrapalham. Vamos ser objetivos inclusive na comunicação. O que mais atrapalha são as comunicações diversas e difusas” disse o prefeito.

 

Com relação à visita da vigilância sanitária do Estado na cidade, disse que o comércio está fazendo a sua parte de forma responsável e cita o fato de que não houve autuações pela forma como o comércio vem trabalhando com suas portas abertas e com os devidos protocolos necessários do combate ao coronavírus. Disse também que a multa que foi lavrada no último sábado em um comércio,  foi pela falta do uso de máscara por parte de uma funcionária do estabelecimento. Um outro caso relatado sendo foi alvo de autuação, foi por uso de cigarro dentro do ambiente comercial.

 

No caso dos supermercados, disse que haveria uma reunião, ainda na segunda(15) com os proprietários, para reafirmar os cuidados que devem ter com os procedimentos básicos e obrigatórios,  evitando dessa forma novas contaminações.

 

Deixou claro que salão de beleza e barbearias não podem funcionar com portas fechadas, pois o decreto do governador João Doria é claro nesse aspecto. “Eu sei exatamente das dificuldades dos comerciantes. Também sou comerciante, conheço os dois lados do balcão”, disse o prefeito.

 

Outra irregularidade apontada por Gino, foi o comércio de algumas lojas de roupas, que expõem peças no balcão ou arara, o que não é permitido e dessa forma são passíveis de multa, pois o cliente fica do lado de fora escolhendo mercadoria e isso gera aglomeração, o que é literalmente proibido.

 

Houve a participação efetiva dos vereadores nessa reunião, com o depoimento e explicações do Sargento Patrick, de servidores da saúde e da vigilância Sanitária. Tudo foi muito bem discutido e dentro do possível as dúvidas foram sanadas. As competências de cada setor foram discutidas e a preocupação de todos no enfrentamento ao Covid19 foi o ponto alto da reunião.

 

Do Blog 

 

De novo, é evidente que alguns seguimentos do comércio estão sofrendo mais(sou solidário aos comerciantes que estão sendo prejudicados), porém o decreto do Plano São Paulo é muito claro quanto à  proibição do seu completo funcionamento  na fase vermelha, nada que os prefeitos possam fazer. Muitos acham que os prefeitos têm essa prerrogativa, negativo! Não têm!!! Se existe alguma discrepância no texto do decreto, a responsabilidade é toda do governador de São Paulo(Plano São Paulo).

 

O único novo decreto que o prefeito de Dourado baixou nesta terça-feira(16), foi a proibição do comércio ambulante de outros municípios, enquanto perdurar a fase vermelha do Plano São Paulo.

 

Se nós compreendermos bem essa dinâmica toda, mas cedo deixaremos a fase mais restritiva imposta pelo governo do Estado. Que Deus nos proteja!!!

 

Atualizado nesta terça(16) - Araraquara tem mais 5 mortes por Covid-19 e soma 153; ocupação de UTI continua em 100%. A cidade teve mais 229 casos e soma 12.434 e recorde de confirmações entre testados.

 

Secretária municipal de Saúde, Eliane Honain: “"Eu peço, quase suplico, nos auxilie, se protejam. Sem isolamento social vamos perder muitas pessoas, por isso repito, não há flexibilização de decreto. A não ser que seja para regras mais rígidas. A situação é extremamente crítica".

 

Matéria retirada de:  http://blogdoronco.blogspot.com/2021/02/prefeito-de-dourado-gino-torrezan-reune.html

1062 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Dourado - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.