Cultura - Segunda-feira, 09 de Abril de 2018

Dourado recebe Circuito Sesc de Artes no próximo dia 13

O município será palco de espetáculos e intervenções artísticas

Dourado receberá por mais um ano o Circuito Sesc de Artes, que reunirá artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes. O evento será realizado na sexta-feira, 13, das 16h às 21h30, na Praça da Igreja Matriz, no Centro. A programação gratuita tem o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.

Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, "realiza uma programação que alcança cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura". Miranda enfatiza que "realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos".

O roteiro da programação itinerante pretende conectar pessoas, provocar os sentidos e despertar novas ideias em meio ao cotidiano. A programação é voltada para todas as idades.

Destaques da Programação:

NA ESQUINA - COLETIVO NA ESQUINA (MG)

Como num encontro entre amigos, em um jogo de inter-relações imprevisíveis entre artistas e público, o espetáculo dinamiza as performances circenses com mastro chinês, trapézio fixo, malabares, lira, acrobacia de solo e mão a mão, construindo com espontaneidade as cenas ao ar livre.

ACROBACIA DE SOLO - COLETIVO NA ESQUINA (MG)

A companhia mineira promove uma oficina de técnicas de acrobacia de solo e acrobacia coletiva. Com abordagem das noções básicas como rolamentos e saltos, posturas para portagens, quedas e recepções, a proposta é trabalhar a movimentação corporal, assim como confiança em si e como depositar a confiança no outro.

AS PRESEPADAS DE DAMIÃO - DAMIÃO E CIA. DE TEATRO (SP)

Damião é visitado por dois misteriosos viajantes, Jesus Cristo e São Pedro, e como agradecimento pela hospitalidade, recebe o presente de fazer três pedidos, mas vai acabar alterando o ciclo natural das coisas. Nesta comédia de rua com pesquisa de estética regional brasileiras, o grupo paulista explora diversos contos populares que falam sobre personagens que tentaram enganar a morte.

ORKESTRA BANDIDA - ORKESTRA BANDIDA (SP)

O universo gipsy e cigano do Oriente Médio é a base do coletivo de músicos e estudiosos, liderados pelo multi-instrumentista Mário Aphonso III, que mesclam também o humor e o regionalismo brasileiro em seus shows. O repertório é inspirado no fasil, gênero que tem influência árabe e é praticado em festas populares e cabarés por grupos de músicos da Trácia, da Turquia e da Síria.

PALAVRAFORMA - COLETIVO TRALHA (SP)

Com um conjunto de caixas de papelão de diferentes tamanhos e estampadas com letras e imagens, o público é convidado a construir estruturas, levando em conta as palavras, as formas e as cores. A proposta é que os participantes projetem coletivamente a disposição dessas peças, que vão ocupar o espaço e alterar o visual daquele local.

REALIDADE VIRTUAL - EM PARCERIA COM A MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO

Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia imersiva que abre possibilidades de novas formas de contar histórias. Neste formato o espectador é o protagonista da ação, construindo seu ponto de vista sobre o filme.

EU = MONSTRO - LEVA – LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS (SP)

Sob orientação das educadores Gina Dinucci e Tabata Barboza, em um processo interativo e colaborativo, os participantes desta atividade fazem uma reflexão sobre seus próprios medos para produzir um figurino completo de monstro, utilizando diversos materiais. Os personagens ganham vida e são testados: eles assustam?